História da Punta del Este



Em 1516, o navegante espanhol Juan Diaz de Solis batizou o lugar com o nome de Cabo de Santa Marta. Algum tempo depois, mais precisamente em 1829, quando já havia alguns habitantes, foi rebatizada por Francisco Aguilar, quem projetou e mapeou a cidade realizando distintas obras, e passou a chamar-se Villa Ituzaigó Aguilar, era um homem muito rico, chegou ao Uruguai em 1810 e comprou terras e se dedicou a agricultura e a fabricação de cerâmica para piso. E, justamente aí em Punta del Este, foi onde se instalou a primeira fábrica deste tipo de revestimentos.

Porém, o espírito aventureiro de Aguilar não ficou só nisso, ele também foi o primeiro armador de barcos no país e empenhou-se na criação de gado e também na política.

Em 1829 recebeu o titulo oficial de prefeito da comunidade de Maldonado e em 1834 foi nomeado administrador de correios. Em 1840 foi nomeado senador da República e morreu neste mesmo ano

Depois que ele foi prefeito de Maldonado, deu um grande empurrão nas construções de várias escolas, igrejas e instituições, que ainda nos dias de hoje estão em pé refletindo a luta e o esforço daquela época.

Em 1843, um grupo de empresários comprou a península para explorar como salina. Em 1907 o lugar deixou de ser Villa Ituzaigo para receber o nome de Punta del Este.

Este mesmo ano a península recebeu seus primeiros turistas – famílias argentinas e montevideanas – esta viagem foi realizada a bordo do barco a vapor “Golondrina”, por convite da Sociedade Balneária de Punta del Este. Esta foi à primeira visita turística que recebeu o lugar abrindo assim as portas para milhares de turistas que até os dias de hoje visitam este paradisíaco balneário uruguaio.