Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.
Tematicos

INFORMAÇÕES ÚTEIS sobre o Uruguai

Algo mais de Uruguai

Algo mais de Uruguai

Nome do pais

A República Oriental do Uruguai tira o seu nome da localização do seu território no oriente do rio Uruguai. Esse fato geográfico, razões históricas mediante, determinou que se chamase, como ainda sucede, “orientais” aos uruguaios, ainda que como é claro, o Uruguai é um pais que pertence ao hemisfério ocidental. Respeito do vocábulo “Uruguai”, provêm do idioma guaranó e é traduzível como “rio onde mora o pássaro”.

Geografía

Os 176.215 quilómetros cuadrados do território uruguaio estendem-se com suaves ondulações que não apresentam nem altas montanhas nem amplas planícies. Nessa superfície sem grandes obstáculos domina a peneplanície com salientes conhecidas com o nome de “Cuchillas”, cortadas por cursos de água.

O cerro Catedral possui 514 quilómetros de altura, é o ponto mais alto do pais e predomina sobre uma cadéia de serras que sobressai na pisagem.

Os grandes rios que pertencem à vertente atlântica formam uma caudalosa rede fluvial, onde destacam-se cuatro bacias hidrográficas: o Rio de la Plata, o rio Uruguai, a formada pela lagoa Merín e o Rio Negro. Esses cursos de água e os seus afluentes são importantes vias de comunicação, fonte de água potável e geradores de energia através das represas.

A isso soma-se os 450 quilómetros de beira sobre o rio e 220 quilómetros sobre o mar com praias prezadas para o desenvolvimento turístico.

Clima

Por estar localizado na zona temperada do hemisfério sul, Uruguai possui um clima moderado com temperaturas médias que vão dos 12ºC no inverno aos 25ºC no verão. Os dias ensolarados predominam quase o ano inteiro, ainda que é frequente certa inestabilidade no tempo. Os ventos que provêm do norte dão umidade e calor à região enquanto as lufadas do pampeiro e do sul são mais frias e secas.

População

De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estadística, a população alcança 3.323.906 habitantes, com uma densidade demográfica de 17,8 hab. por quilómetro cuadrado e uma idade promédio de 32,60 anos. A maior concentração se da em Montevidéu, com 43% de uruguaios, o que denota a sua caraterística escencialmente urbana. A taxa de natalidade é a mais baixa da América do Sul, mas a expectativa de vida é alta, com um promédio de 72 anos para os homens e 74 para as mulheres.

No começo da organização do estado, a política imigratória de portas abertas possibilitou o ingresso de européios, principalmente espanhóis e italianos. Ao mesmo tempo, existe uma pequena proporção de descendentes de africãos que chegaram na época da dominação espanhola. A diferença do resto dos paises da América Latina, Uruguai não possui população indígena, já que ela desapareceu do território no final do século XIX.

Idioma

O idioma oficial é o espanhol.

Religião

A constituição uruguaia garante a completa libertade de culto, que efectua-se no pais inteiro através de diferentes religiões. Ainda que a religião Católica apostólica Romana é a que profesa 56.2% dos uruguaios, já que é a manifestação de fé mais antiga da república, existem mais de 70 cultos entre os que destacam-se o protestantismo, o judaísmo e o islamismo, entre outros.

Moeda

O sistema monetário é baseado no peso uruguaio (urug $), que equivale a 100 céntimos. Emite-se moedas metálicas de 1, 2, 5 e 10 e notas de 20, 50, 100, 200, 500 e 1.000 pesos uruguaios.

Constituição e governo

Uruguai é uma república democrática com sistema presidencialista regida por uma constituição nacional, cuja última reforma foi feita em 1996. a divisão de poderes em Executivo, Legislativo e Judicial está representada respectivamente pelo presidente e os seus ministros; a Assambléia Geral composta pela Câmara de Representantes e a de Senadores; e a Corte Suprema de Justiça e o Tribunal. Os cargos eletivos são designados pelo voto do povo uruguaio cada cinco anos.

O estado organiza-se em 19 departamentos governados por um intendente municipal que também é escolhido por sufrágio. Sobre a baia do Rio de la Plata está a capital do pais: Montevidéu.

Símbolos

O decreto nacional do 18 de fevereiro de 1952 declarou o pavilhão nacional, o escudo de armas do estado, o hino, a bandeira de Artigas, a bandeira de Treinta y Tres e a roseta nacional símbolos pátrios da República.

Símbolos patrios

O pavilhão é a bandeira que identifica a Uruguai e que foi adoptada por lei o 12 de julho de 1830. Mesmo assim, também são símbolos oficiais do pais a bandeira criada pelo prócer da Pátria, dom José Gervasio Artigas, e a bandeira utilizada no desembarque dos 33 valentes na praia da Agraciada o 19 de abril de 1825.

A flor nacional é a corticeira, uma árvore espinhosa que cultiva-se em praças e parques mas que também cresce em forma silvestre como arbusto na beira do Rio de la Plata.

Feriados

Feriados nacionais não laborais:

1º DE JANEIRO

Ano Novo

1º DE MAIO

Dia do trabalho
18 DE JULHO

Juramento da
Constituição
25 DE AGOSTO

Declaração da
Independência
25 DE DEZEMBRO

Natal


 
Welcome Uruguay - Informação turística de Uruguay: Informações úteis
© 2007-2019 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Sobre nos | Contato | Termos e condições
Museus

Em Welcome Uruguay, os museus são parte da filosofía de vida de cada um dos seus habitantes, e por isso, ponto de atração dos turistas que percorrem esse bonito pais. Esse temático permite ao visitante achar eles ao longo das três regiões que compõem o pais, convidando através de passeios a acessar ao mundo particular de cada um deles.

Leia mais...
Termas

Uruguai é conhecido pelos seus centros termais, que combinam as propriedades curativas das suas águas, os tratamentos de spa e estéticos, aos que somam-se os parques aquáticos conseguindo desse jeito ter diferentes alternativas para todas as idades do visitante. o temático apresenta as diferentes termas do pais e as caraterísticas de cada centro termal.

Leia mais...
Interpatagonia S.A.
Compartilhar Siga-nos no Twitter
Compartilhar Gosto
Assinar-te Ver videos
Recomende-nos!