welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

O Monte de Ombúes

Florencia Pollack Florencia Pollack

Quem diria que depois de atravessar o arroio Valizas encontra-se um dos passeios mais interessantes que tem o norte uruguaio. O monte de ombúes é uma aventura imperdível.

Visita ao monte de ombúes - Valizas

Escalando o arroio Valizas para a lagoa, encontra-se esse agrupamento de ombúes, colosos entre as árvores, que forma um autêntico bosque e reserva natural. Desde a rodovia tem excursões que partem a descobrir.


Para um bosque especial

No quilómetro 267 da rodovia 10 encontra-se a agência Monte Grande, que oferece passeios guiados ao conhecido bosque de ombúes. Para chegar alí subimos a uma lancha que conduzirá, escalando o arroio Valizas, até o ponto onde começa a Lagoa de Castillos; alí encontra-se o Monte de Ombúes.

Encontramos nos com o que constitui um projeto único no mundo: o fomento do desenvolvimento do ombú como única espécie no terreno. A mata tem sido podada, ou seja que os cipós que penduram das árvores, os nós de ramas intrincadas, a multidão de folhas e sementes, tudo pertence exclusivamente ao ombú.

Visita ao monte de ombúes - Valizas


O nosso guia, um Olivera

O projeto está a cargo da família Olivera, que numa época possuia todo o terreno arredor da Lagoa de Castillos. Hoje em dia, na sua sexta geração, Juan Carlos gestiona com dedicação o legado familiar e tem virado o terreno que herdou uma vera reserva ecológica.

Cuando descemos da lancha frente ao ingresso do bosque, recebe-nos Marcos, outro membro da família, que tem se formado na ONG Provides para poder levar adiante esse projeto do bosque de ombúes. Nos guiará entre as árvores nos explicando detalhadamente a vida do ombú e respondendo às nossas dúvidas.

“É um grupo con interesses muito diversos”, comenta-nos com um sorriso aprazível a quens estamos juntos nesse passeio. Alguns consultam sobre os usos medicinais das folhas e sementes de ombú, outros estão em procura de insetos peculiares que encontram-se nessa zona ou desejam aprender mais sobre a madeira dessa árvore tão especial.

Visita ao monte de ombúes - Valizas


A árvore mutável

Ocasionalmente, o ombú convive com o coronilla, outra árvore autóctone. De repente nos encontramos frente a uma imágem impactante: os dois gigantes unidos num abraço, crescendo juntos desde há anos. Marcos fala-nos então também dessa espécie, que encontra-se somente num par de casos na mata -lembre que é prioritário o crescimento do ombú. Ele conhece o bosque como a palma da sua mão.

Ingressando, encontramos-nos com árvores que fusionam-se -e o nosso guia explica esse paradoxo exclusivo do ombú-, com cipós grossos e compridas que formam curvas pronunciadas e unem-se a árvore por ambos extremos; “os cipós do diabo”. Os enormes ocos entre as raíces das árvores, formações estranhas junto aos troncos -que resultam ser bactérias-, tudo no bosque apresenta um sem fim de enigmas.

Visita ao monte de ombúes - Valizas
Welcome Uruguay - Paseos em Valizas / Aguas Dulces
© 2007-2021 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização


Compartilhar no Twitter Siga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebook Welcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTube Videos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+