
O Cerro Verde, é assim como todo o mundo conhece, é uma reserva ecológica que se protege a sim mesma, um reduto isolado, afastado da civilização.

Quem diria que depois de atravessar o arroio Valizas encontra-se um dos passeios mais interessantes que tem o norte uruguaio. O monte de ombúes é uma aventura imperdível.

Conhecida pelas suas águas, Aguas Dulces é uma pequena cidade esquecida no tempo; só no verão recupera o seu andar até que a chegada do outono devolve mais uma vez à normalidade.

Na metade do caminho entre as localidades de Cabo Polonio e Valizas encontra-se o arroio Valizas. Milhares de embarcações voltam com a pesca do dia, só tem que perguntar como esteve a sorte.

A presença de tartarugas marinhas na beira do norte uruguaio era parte do sentido comum das pessoas, até que um dia já não se falou mais delas. Hoje estão voltando.

Valizas é um desses lugares em que o visitante roga que não passem nem as hóras nem os dias. Alí tudo é bonito, desde o rugir do vento e o mar até a areia quente.