welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

Bendita a sua luz

Pablo EtcheversPablo Etchevers

O farol de Colonia del Sacramento tem uma história impossível de esquecer tanto para os seus vizinhos quanto para a infinidade de navios que viu passar. Hoje, a visita é um passeio obrigatório.

Visita ao farol de Colônia do Sacramento

Quem olhar um mapa da região sabe que Colônia do Sacramento encontra-se localizada num ponto estratégico do Rio de la Plata. Ainda que o rio pode parecer calmo, basta ver durante uma suestada para mudar notávelmente de opinião.

A cidade ao longo da sua história foi disputada por portugueses e espanhóis e viu como veras batalhas navais aconteciam quase nas suas margens. Mas quando chegar a noite, e especialmente se era noite de lua, tudo escurecia. Se além tinha tormenta, o rio mexia louco e as suas águas começavam a berrar, como se estivese enfeitiçado. E isso acontecia frequentemente, pelo que navegar resultava uma temerária proeza.

Visita ao farol de Colônia do Sacramento

A necessidade da luz

Tantos foram os naufrágios ocorridos na zona (muitos barcos foram a parar no fundo do rio com grandes tesouros de ouro e prata a bordo) que a necessidade de iluminar a cidade durante a noite começou a ser sentida entre os povoadores.

Era o ano 1855 cuando baseado numa lei ditada pelo poder legislativo começaram cobrar um pedágio ou retribuição aos navios que faziam porto na pequena cidade. Essas taxas eram para a construção do primeiro farol da região e foi tanto o dinheiro que começou a arrecadar rápidamente, o 24 de janeiro de 1855, começou a obra. A mesma que emprazou-se sobre parte das ruínas de uma das torres do antigo convento San Francisco Xavier.

Visita ao farol de Colônia do Sacramento

De olho para o mundo

As praias de Colonia podem se apreciar desde o farol, que possui a suficiente altura para olhar tudo o que rodeia desde outro lugar.

O farol demorou mais do pensado. Apénas acendeu a sua luz o 24 de janeiro de 1857, mas foi tanta a emoção dos vizinhos de aquela época que a notícia não só ultrapassou Uruguai, senão que chegou às primeiras páginas dos jornais mais importantes do mundo.

Visita ao farol de Colônia do Sacramento

“Colonia tem olhos para o mundo”, começaram a falar os marinhos e navegantes que agora sim podiam fazer beira a altas hóras da noite. Hoje, a mais de 150 anos do seu nascimento, o velho farol encontra-se em excelênte estado. Não só amostra a sua luz, senão que também convida ao visitante a subir as suas escadas até a cume para olhar desde aí ao rio e a mágica que entesoura a maravilhosa Colonia del Sacramento.

Visita ao farol de Colônia do Sacramento
Welcome Uruguay - Paseos em Colônia do Sacramento
© 2007-2020 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Dados úteis

A considerar

Cuando os barcos partem desde a cidade, a figura alta e branca do farol acompanha com a saudade a partida dos visitantes. É estranho, mas falam as lendas urbanas que quem fica olhando o farol mais da conta voltará a Colonia, com certeza porque alguma coisa esqueceu.


Compartilhar no TwitterSiga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebookWelcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTubeVideos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+