Sempre com vista ao bonito rio Uruguai e ao Rio de la Plata, o corredor Litoral está integrado por Carmelo, Colonia del Sacramento, Fray Bentos, Mercedes, Nueva Palmira, Paysandú e Salto.
Nesses destinos, as aprazíveis paisagens ribeirinhos contam as orígenes da República Oriental, como no bairro histórico de Colonia declarado pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade em 1995.
Outro singular recanto uruguaio sobre o Rio de la Plata é Carmelo que, junto às suas tranquilas praias muito concorridas durante o ano inteiro, é conhecido pela ponte giratória que facilita a navegação dos barcos.
A exploração de gado e os portos, que ganharam relevância internacional durante as guerras mundiais, constituem um dos pilares econômicos da zona. Além de Nueva Palmira, Fray Bentos é um exemplo disso, no seu primeiro Museu Nacional da Revolução Industrial, que funciona exatamente no antigo Frigorífico Anglo.
Olhando ao Rio Negro, Mercedes também destaca-se pelo seo estigma histórico, já que foi nesse lugar onde o Gral. Artigas proclamou o surgimento da Nação Uruguaia em 1811. na atualidade, as suas paisagens naturais convidam a desfrutar da pesca e dos esportes náuticos, que se complementam com interessantes eventos culturais organizados pela municipalidade local.
Mais no norte sobre a beira do caudaloso Uruguai, Paysandú e Salto atraem milhares de visitantes com os complexos termais de Guaviyú, Almirón, Daymán e Arapey, entre outros. Esses pujantes centros turísticos dispõem de boa infra-estrutura de alojamento e gastronomia, que harmonizam no ambiênte saudável e natural da região.
Paysandú - Paysandú
Pelos corredores da históriaAs raíces históricas do departamento de Paysandú e do seu protagonismo atual podem se encontrar transitanto pelos corredores do Museu Histórico Municipal.
Fray Bentos - Río Negro
Com o olhar no rioCaminhamos sobre a orla da cidade e deixamos nos cativar pela beira do rio Uruguai. Contemplamos o úmido entardecer sobre os seus bancos de madeira.
Carmelo - Colonia
A ponte giratóriaA sua imágem não falta em postal nenhuma da zona. A sua beleza e a sua utilidade fazem único e irresistível para quem visitar Carmelo. As coisas mais lindas que tem a vida...