welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

Os museus de Colonia del Sacramento

Pablo Etchevers Pablo Etchevers

Colônia do Sacramento guarda um tesouro único que pode ser descoberto enquanto transitar pelas ruas empedradas.

Dos museus de Colônia do Sacramento

E esse tesouro não é outro que os seus museus, que permitem ao visitante adentrar-se na história do lugar, e também nos povoados que habitaram desde os anos fundacionais.


Uma cidade, oito museus

Dos museus de Colônia do Sacramento

Um folheto que circula de mão em mão entre os visitantes da conta da existência de oito museus distribuidos pelas ruas da velha mas sempre radiante Colonia del Sacramento.

Um mapa localiza, mas é suficiente caminhar um tempinho para perceber que a cidade não é tão grande e que sem querer vão aparecendo no nosso passo. De acordo ao interesse e o gosto de cada visitante depende que entremos ou não.

O percurso pode começar pelo Museu do Periodo Histórico Português: uma construção portuguesa do século XVIII guarda no seu interior um velho escudo, móveis, armamento e reproduções de objetos de época e mapas cartograficos.

O museu Casa Nacarello é também uma velha casa portuguesa que conserva em perfeito estado os seus muros de pedra e o piso, tal como construiam-se em princípios do século XVII.

Nessas construções portuguesas, como acontece também com o Museu Municipal Dr. Bautista Rebuffo, chegou também a influência espahola, que em geral deu-se com a incorporação de telhas, terraços e diferentes tipos de tetos.

Dos museus de Colônia do Sacramento


Dentro de numa velha arca

Como se a idéia do percurso fosse continuar abrendo as lembranças de uma velha arca, outro dos museus que merece uma visita é aquele que guarda o arquivo fundacional inteiro da cidade e da região de Colonia.

Recebe o nome do Museu e arquivo histórico regional e amostra às claras a informação e a documentação que manipulavam Portugal, Espanha, Inglaterra, França e depois Brasil, Argentina e Uruguai sobre esse lugar no mundo.

O Museu Indígena Roberto Banchero permite, entretanto, apreciar os rastros que deixaram na região inteira as culturas indígenas antes da chegada dos conquistadores européus. Destacam-se aquí boleadeiras, ponta de flecha, morteiros e algumas cerâmicas que eram moldadas pelos povos originários desses lugares.

Anos depois, em 1777, começaram a povoar a área as primeiras famílias espaholas. Isso pode ser apreciado de portas adentro do Museu do Periodo Histórico Espanhol, que localiza-se numa velha casa portuguesa do século XVII.

Dos museus de Colônia do Sacramento


O museu do azulejo

Mas se existe um museu que surpreende pelo pitoresco e pelo agradável aos olhos, esse é o Museu do Azulejo.

Frente ao Rio de la Plata, sobre o passeio de San Gabriel, uma pequena casa de pedras e tetos baixos oculta um vero tesouro que atrai a todas as gerações que passam pelo lugar e que ingressam a ver do que se trata.

De cores branco, azul claro e azul escuro na sua grande maioria, a enorme variedade de azulejos que alí estão exibidos permitem entender a imigração que recebeu a pequena cidade de Colonia del Sacramento ao longo dos séculos desde a sua primeira fundação portuguesa.

Dos museus de Colônia do Sacramento

Jorge Paez Vilaró foi um dos moradores do museu que doou parte da sua coletânea, entre a que destacam-se os azulejos franceses, espenhóis e portugueses dos séculos XVII e XVIII.

Esse belo museu que não pode deixar de visitar e que resulta o favorito das criaças e das escolas do Uruguai foi inaugurado o ano 1988 e hoje leva mais de vinte anos convidando a entender a orígem dos azulejos branqui-azulados que indicam lugares e ruas.

Dos museus de Colônia do Sacramento

Contato

Museos de Colonia del Sacramento

Coordinación de Museos Casa Pou, (70000) , Colonia del Sacramento, Colonia
Tel: +54 45225609
Welcome Uruguay - Paseos em Colônia do Sacramento
© 2007-2023 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Características

Tipo de tour

Percurso pelos museus da cidade

Dados úteis

A considerar

Outro dos museus que também merece se conhecer é o chamado Paleontológico Armando Calcaterra, que encontra-se afastado de Colonia del Sacramento, na zona conhecida como El Real San Carlos.

Contato

Museos de Colonia del Sacramento

Coordinación de Museos Casa Pou
(70000)
Colonia del Sacramento
Colonia
Tel: +54 45225609


Compartilhar no Twitter Siga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebook Welcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTube Videos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+