Passeios e Excursões:
La Barra do Chui
Pablo Etchevers Pablo EtcheversLa Barra do Chui, a apénas minutos da cidade, é o balneário mais oceânico do Uruguai. O seu mar aberto e as suas enormes dunas são uma clara amostra de que a partir daí muda a geografia.
O Chui é um lugar muito especial. À primeira vista percebemos que se trata de uma cidade fronteiriça na que a denominação de "zona franca" mudou a vida. Respira-se ao longo da cidade inteira, que madrugar e pernoitar cada dia do ano tarde, como se a oferta e demanda não tivessem aquí os horários habituais que respeitam-se no resto do mundo.
Em Chui, dúzeas de mega shoppings encarregam-se diáriamente de alimentar as expectativas de consumo de milhares de visitantes que aproximam-se a essa grande cidade para comprar alguma coisa.
Mas também existem as suas infinitas lojas gerenciadas pelos donos cujas nacionalidades resultam extraordinárias para essas latitudes. Só tem que se deixar levar pelo seu boulevard principal, assim como também por cada uma das pequenas ruas lateráis que nascem dela. O certo é que, querendo ou não, é impossível não olhar algo, perguntar cuanto custa, regatear e finalmente dar o “sim”.
As praias mais estranhas
Um arroio chamado de Chui separa os dois paises. Ainda que resultar estranho para quem não conhecer, La Barra de Chui uruguaia e La Barra de Chui brasileira práticamente são a mesma coisa. O mesmo povo, calmo e tranquilo, olhando com as suas palmeiras e pequenas cabanas o bravo mar.
Aquí, o idioma que se fala é uma mistura de portugues com espanhol, mas com códigos e uma filosofia de vida própria dessa região, em que o regateio, a troca e outras minúcias econômicas respiram-se inclusive nas belas praias.
Essas, a diferença das características naturais que tem as praias do Uruguai inteiro, apresentam alguns rasgos agrestes e notáveis, como querendo ensinar um pouco da agressividade da natureza.
Descampadas e muitas vezes azotadas por fortes ventos, a solidão das praias do Chui é uma das coisas que mais atrai aos visitantes e, quando o clima do verão favorecer, viram paradisíacas.
A pesca é uma das atividades preferidas por quem visitar, assim como também conhecer o seu bonito farol que, pintado de branco e vermelho, brilha fulgurante e permite localizar desde vários quilómetros, tanto no dia quanto na noite a sua luz giratória indicar o caminho.
Veja também: Hotéis na Chuy e outros alojamentos© 2007-2025 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723


