welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

Colonia Nueva Helvecia, suiça de cabo a rabo

Pablo Etchevers Pablo Etchevers

Conhecer a Colonia Suiça Nueva Helvecia é um dos passeios típicos que realizam-se desde Colonia del Sacramento. Esse pequeno povoado fundado por imigrantes suiços possui uma beleza inigualável.

Colonia Suiça Nueva Helvecia - Uruguai

Assim que conhecer, rápidamente entende-se porque se fala que a praça principal é o lugar mais querido pela comunidade inteira que reside em Nueva Helvecia.

“Desenhada para a gente se-reunir”, falam quens sabem, e é verdade, tudo está acontecendo para isso. Os maiores hoje, mate na mão, pasam as hóras lembrando velhos tempos e não podem deixar de pensar em quando de crianças trepavam o conhecido monumento.
O “monumento”, como é ouvido nomear a cada momento em Nueva Helvecia, não é outro que o Monumento aos Fundadores: uma escultura em granito que lembra o esforço dos imigrantes que à custa do trabalho e sacrifício deram vida a essa bela cidade sem esquecer das suas orígenes.

Colonia Suiça Nueva Helvecia - Uruguai

Mas além da sua praça, Nueva Helvecia possui outros atributos que também enaltecem a estância: as suas festas populares.

Cada 1º de agosto commemora-se nesta cidade a Festa Suiça. As celebrações que possui essa festa ganham cada ano um encanto particular, significativo e diferente, tradição que mantêm-se desde o ano da sua fundação.

Durante essas comemorações, às danças e cantos típicos soma-se a produção e degustação, evidentemente, dos mais tradicionais e saborosos pratos suíços. Trata-se de receitas que mantêm-se quase sem alterar a sua orígem.

Entre esses aparecem os conhecidos queixos Colonia e o já tradicional “semiduro”, mas também tem famílias que para esa data preparam nas suas casas deliciosas fondues, a conhecida batata à suiça ou strudels de maça, para deleite dos mais pequenos.

Colonia Suiça Nueva Helvecia - Uruguai

Os seus templos evangélicos e católicos aportam à cidade uma arquitetura especial, que além do culto que seja praticado não deixa de ser uma atração turística em si mesma. Um claro exemplo disso é o Santuário Schoenstatt, que serviu de lugar de reunião e encontro aos primeiros colonos.

Completa de cabo a rabo, Nueva Helvecia possui a sua própria estação de trem, um centro cultural que funciona como Museu e Arquivo Regional, um Clube de tiro, o enorme tanque de água que abastece grande parte da cidade, o seu relógio de flores, um aeroclube, um moinho queimado e alguns hotéis de princípio do século XX que fizeram conhecido o lugar, como o Nirvana, o Suizo e o Del Prado.

Mas se tem um lugar símbolo da cidade, além da praça, esse é o cinema Helvético. Não existe habitante da cidade que não tenha passado pelas suas poltronas sem ver algúm filme de época.

Colonia Suiça Nueva Helvecia - Uruguai

O oferecimento de atividades completa-se com algumas atrações naturais que formam parte da atividade diária dos seus habitantes.

As que maior protagonismo tem são as praias durante os meses de temporada estival, assim como também alguns clubes com piscina que ganham a presença dos mais jóvens durante os dias de mais calor.

Mas Nueva Helvecia comparte junto à sua vizinha Colonia Valdense a existência de praias realmente belas. Entre essas sobressaem os balneários de Los Pinos, Fomento, Zanja Honda, Azul e Britópolis. Ideais para se-refrescar cuando o corpo e a temperatura do ambiente pedem água.

Uma cidade bela e com apénas mais de 10 mil habitantes que esperam ao visitante para amostrar a sua filosofía de vida.

Colonia Suiça Nueva Helvecia - Uruguai
Welcome Uruguay - Paseos em Colônia do Sacramento
© 2007-2022 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Dados úteis

A considerar

Muitos historiadores contam que a fundação de Nueva Helvecia deu-se com a fusão do esforço dos imigrantes suiços por encontrar nessas terras “o seu lugar no mundo” e a necessidade de paz que tinha naquele momento esse novo pais (Uruguai) que estava surgindo devastado pelas guerras civis. Hoje, o lugar é um orgulho para amostrar ao mundo.


Compartilhar no Twitter Siga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebook Welcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTube Videos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+