welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

As joias do Nicolás

Pablo Etchevers Pablo Etchevers

A metros da catedral e a praça principal da cidade, numa antiga escola que é parte do solar histórico do Quartel de Dragões encontra-se a Coletânea de Pintura e Escultura Nacional.

Visita ao Museu de Pintura e Escultura de Maldonado

No primeiro momento, da velha casa com os seus pátios, algibes e galerias os que chamam a atenção de quem tem coragem de ultrapassar a porta principal, localizada sobre uma pequena rua que leva até a praça principal.

Dentro, a vista passa da casa a cada um dos cuartos que formam a coletânea e que foram, junto com o prédio, declaradas Monumento Histórico pela Secretaria da Cultura da Nação.

Essas obras, tanto as pinturas quanto as esculturas, foram doadas ao Estado uruguaio pelo arquiteto Nicolas Garcia Uriburu, quem, além de ser o dono da coletânea original, foi um vero amante da cultura e das diferentes manifestações artísticas.

Visita ao Museu de Pintura e Escultura de Maldonado

Ao vasto repertório de peças e obras de arte somam-se de maneira constante os aportes das doações de particulares e familiares de muitos dos artistas que alí encontram-se para a delícia do público.



Salas, obras e mais obras

Cada museu possui a sua lógica própria e esse também tem. “Harmonia” é a palavra perfeita para descrever o que o visitante sente assim que vai percorrendo as suas salas e corredores.

Visita ao Museu de Pintura e Escultura de Maldonado

As obras que aquí se exibem introduzem no periodo que vai de 1880 a 1950. Sobressaem obras de importantes escultores locais e de fama mundial, como José Belloni, José Severino Pose, Pablo Mañé, Federico Moller de Berg, Edmundo Prati, Federico Sonería, Luis P. Cantú e Heber Ramos Paz, entre tantos outros.

Mas o mundo das artes náo só limita-se à escultura, a pintura também vira protagonista com excelêntes obras de pintores como Pedro Blanes Viale, Ernesto Laroche, Carlos Castellanos, José Cúneo, Rafael Barradas, Carlos de Santiago e muitos outros.

Visita ao Museu de Pintura e Escultura de Maldonado

Quem caminhar pelas ruas de Maldonado não pode deixar de ingressar nesse museu de escultura e pintura, onde, além de observar cada uma das peças, é possível conhecer a maravilhosa cara dessa velha cidade que respira cultura durante o ano inteiro e que, é claro, comparte com quem visitar.

Visita ao Museu de Pintura e Escultura de Maldonado
Welcome Uruguay - Paseos em Maldonado
© 2007-2022 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Características

Tipo de tour

Contemplativo

Dados úteis

A considerar

A casa onde funciona o museu é parte da superfície do que antigamente conheceu-se como o Histórico Quartel de Dragões. O museu possui muitos pátios interiores que comunicam-se com esse bonito lugar que também merece se conhecer e visitar, já que alí estão guardados os velhos tesouros culturais.


Compartilhar no Twitter Siga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebook Welcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTube Videos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+