welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

Ahi pertinho

Pablo Etchevers Pablo Etchevers

A apénas 4 quilómetros de Nueva Palmira encontra-se Punta Gorda, o hito geográfico onde unem-se o rio Paraná com o rio Uruguai para dar nascimento ao Rio de la Plata.

Passeio a Punta Gorda

Desde a beira, temos a sensação de estar frente a um acontecimento geográfico e histórico inigualável. Punta Gorda não é um lugar mais no mapa do litoral uruguaio, é o lugar. Além da sua beleza natural, a sua locação é protagonista.

Localizado estratégicamente sobre o rio Uruguai, frente à ilha Juncal, o lugar foi cenário de diferentes batalhas navais e conflitos limítrofes, ainda que hoje as suas qualidades naturais fazam uma das atrações turísticas mais importantes da região.

Passeio a Punta Gorda

Durante uma das suas viagens a América, o genial explorador Charles Darwin conheceu a zona e realizou estudos nela, lá pelo ano 1833. Desse jeito levou importantes achados botânicos, geológicos e paleontológicos à sua querida Inglaterra, os que rápidamente começaram a falar dos benefícios naturais desse recanto do novo mundo e serviram a Darwin para fundamentar a sua teoria sobre a evolução.

Hoje ainda conservam-se e admiram-se aqueles estratos que o científico estudou, aos que se chega depois de descer por uma pequena escada que desde os altos barrancos do rio conduz-nos à praia.


O nascimento do leão

Passeio a Punta Gorda

Ao longo da praia é possível caminhar por diferentes trilhas que levam-nos à beira do rio Uruguai e o recém nascido Rio de la Plata, tudo frente à majestosa presença do rio Paraná. Essas trilhas resultam encantadoras para o descanso e são visitadas diáriamente por uma multidão de pescadores que em procura de surubies, paties, tarariras e piardas perambulam pela sua beira.

Desde aquí, uma pequena trilha sobe até uma colina que conduz, prévio passo por um grande botânico de plantas silvestres, até a bateria de Rivera. Essa não é outra coisa que uma grande fenda desde onde controlava-se o passo das embarcações enimigas.

Passeio a Punta Gorda

Mas o que mais chama a atenção na zona é a Pirâmide de Solis. Erigida em homenagem aos infinitos navegantes que percorreram a zona, esse monumento que leva o nome de Juan Diaz de Solis é uma lembrança inapagável do passo desse expedicionário pela regiáo de Nueva Palmira.

A metros de alí é possível observar o hito geográfico que marca o marco “0”, o ponto no mapa no que o rio Uruguai verter a suas águas no Rio de la Plata. Desde alí, o Rio de la Plata ganha a sua particular cor de leão e o seu marulho devagar para banhar todas as cidades que encontram-se no seu passo, entre as que sobressai a capital do pais, a bela Montevidéu.

Passeio a Punta Gorda
Welcome Uruguay - Paseos em Nueva Palmira
© 2007-2022 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Características

Dificuldade

Baixa

Tipo de tour

Contemplativo

Dados úteis

A considerar

Punta Gorda também possui um dos paradores preferidos pelos navegantes que percorrem tanto o Uruguai, quanto o rio Paraná e o Plata. A ilha Juncal, que encontra-se entre esses três gigantes, permite fazer costa ou se aproximar à calma de qualquer dos seus arroios, ideais para navegar águas adentro.


Compartilhar no Twitter Siga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebook Welcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTube Videos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+