welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

De quem é essa mão?

Pablo EtcheversPablo Etchevers

Nas areias da praia Brava, mas bem em Parada quatro, você vai ver como se estivesse saindo das areias uma mão de pedra gigantesca. De quem é?

Escultura A Mão, Punta del Este

Como todos os verãos, os turistas que passeiam pela praia Brava de Punta del Este se perguntam: por que uma mão? De quem é essa mão? Para que? Quando?

“La Mano”, como foi batizada popularmente a obra de arte, que está ali desde 1982. Nesse verão o artista chileno Mario Irrazábal, chegou convidado para participar do 1° Encontro Internacional de Escultura Moderna ao ar livre realizado em Punta. Durante este verão a praia se transformou em uma espécie de atelier ao ar livre, onde artistas de vários países se encontraram e começaram a dar forma o que estava em suas cabeças.

Escultura A Mão, Punta del Este

Um chileno que fez a ponta

Mario chegou com uma maquete e teve que improvisar o resto já que tinha obstáculos naturais, vento e areia, mas em compensação realizou sua obra em um ambiente paradisíaco, Levou uma semana para completar sua obra.

Ainda que haja perdido algo do encanto de quando estava recém inaugurada, os dedos desta mão colossal foram realizados com varas de metal e aço que depois foram cobertos com um malha de metal resistente ao passo do tempo e as correntezas do mar. Hoje em dia a mão desse amigo chileno é quem sabe um dos símbolos de referencia que a tem a cidade de Punta del Este.

Escultura A Mão, Punta del Este

Fotografada por milhares de pessoas e um dos postais preferidos na hora de levar uma lembrancinha, a mão chegou aos dias de hoje sã e salva.

Inclusive resistiu às grandes tempestades tropicais, mas não resistiu aos grafites e a poesia entre seus dedos.

A partir do êxito que teve a mão, muitas outras mãos se exportarão do Uruguai para o resto do mundo o que levou o seu autor a ser conhecido no mundo inteiro e Parada quatro na praia Brava marcou um momento onde começou esta interessante história.

Escultura A Mão, Punta del Este
Welcome Uruguay - Paseos em Punta del Este
© 2007-2019 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Dados úteis

A considerar

La Mano está na praia Brava na parada quatro, apenas a alguns minutos do centro de Punta del Este. Tirar uma foto ao lado da mão é um postal obrigatório para quem disse que esteve em Punta del Este.


Compartilhar no TwitterSiga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebookWelcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTubeVideos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+