welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

Ouro em pó

Pablo EtcheversPablo Etchevers

“Costa de Oro” (“Costa de ouro”) é como se chama à grande variedade de praias que vai desde La Barra de Carrasco, em Montevidéu, até o arroio Solis Grande, na localidade de Jaureguiberry.

A Costa de Ouro - Atlántida

¿É possível determinar um ponto exato no mapa em que o Rio de la Plata deixa de ser rio para virar mar? ¿Cómo pode ser que de acordo a como soprar o vento a água virar doçe ou salgada? ¿Geográficamente, cuándo estamos falando de mar e cuándo de rio? Essas perguntas tem sido feitas uma e outra vez por quens veraneiam em Uruguai.

O certo é que no norte da cidade de Montevidéu a água começa a abandonar a típica cor de leão do Rio de la Plata para virar no primeiro olhar e depois, azul, além aumenta a sua salinidade.

A Costa de Ouro - Atlántida

As praias que extendem-se desde La Barra de Carrasco até quase a cidade de Piriápolis recebem o nome de Costa de Ouro e ao longo delas é possível divisar como o rio vira mar para depois ser já declarado oceano a partir da cidade de Punta del Este.

A Costa de Ouro

A cidade de Atlántida é a capital da Costa de Ouro, à que seguem em ordem de importância cidades como Neptunia e Costa Azul, além de outras mais pequenas como Las Toscas, Parque del Plata, La Floresta e Jaureguiberry, onde o arroio Solis Grande marca o final dessas praias.

A Costa de Ouro - Atlántida

A rodovia Interbalneária vai mostrando até a sua chegada a Piriápolis pequenos povoados que tem nascido e tem edificado frente ao mar com os seus códigos e costumes e, é claro, tem ganhado os seus próprios seguidores e visitantes de verão. A lista parece inacabável. Entre esses, do sul ao norte, encontram-se: Barra de Carrasco, Parque de Carrasco, Shangrillá, San José de Carrasco, Lagomar, El Bosque, Solymar, San Cristóbal, Pinar, Neptunia, Salinas, Pinamar, Marindia, Fortín de Santa Rosa, Villa Argentina, Atlántida, Las Toscas, Parque del Plata, La Floresta, Costa Azul, Bello Horizonte, Guazú Vira, San Luis, Los Titanes, La Tuna, Araminda, Santa Lucía del Este, Biarritz, Cuchilla Alta, Santa Ana, Balneario Argentino e, finalmente, Jaureguiberry.

A Costa de Ouro - Atlántida

Percorrer é imperdível; muitos visitantes costumam partir desde Atlántida, tanto para o sul como para o norte, para se encontrar com diversas caraterísticas. Praias de areias solitárias, algumas salpicadas por grandes pedregais que formam piscinas naturais e resultam ideais para pescar; outras, cheias de banhistas que procuram águas frescas; enquanto algumas recebem a sombra de enormes pinares plantados pelas mãos do homem para oxigenar esses balneários.

Essas praias possuim inumeráveis alternativas e ainda que, finalmente, essa nota também não responda à pregunta inicial de onde acaba o rio e começa o mar, ou vice-versa, o certo é que a Costa de Ouro existe para cada visitante encontrar o seu lugar no mundo.

A Costa de Ouro - Atlántida
Welcome Uruguay - Paseos em Atlántida
© 2007-2019 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Características

Tipo de tour

Contemplativo

Dados úteis

A considerar

Na Direção de Turismo de Atlántida é possível assessorarse sobre cada um dos povos e pequenas cidades que compõem a Costa de Ouro (pertencentes ao departamento de Canelones). Vale a pena, em várias viagens, ir descobrendo o que alberga o nome de cada um, algo realmente imperdível.


Compartilhar no TwitterSiga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebookWelcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTubeVideos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+