welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

Os touros do Real San Carlos

Pablo EtcheversPablo Etchevers

A minutos de Colônia do Sacramento existe um tesouro de touros e corridas que pode ser descoberto por qualquer visitante, mas para entender é necessário remontar-se pela história.

Praça de Touros Real San Carlos - Colônia

Os touros em comum

Durante longos anos, espanhóis e portuguêses estiveram envolvidos em cruéis lutas pelo domínio da cidade. Mesmo assi, algo unia a ambos povos, que sempre sintiram-se atraídos pelas corridas de touros e pelo espetáculo que esses geravam.

Foi o sindicato do Real San Carlos (daí o nome da praça) o que começou a construção do prédio turístico no ano 1908, que incluía o estádio taurino. No que foi a sua inauguração, 9 de janeiro de 1910, a praça uruguaia deslumbrou com uma gala que não tinha nada que invejar às mais tradicionais da Espanha.

Toureiros famosos do velho mundo, como os irmãos Ricardo e Rafael Torres (“Os irmãos Bombita”) davam cor ao espetáculo cheio por quase 10.000 espectadores que provinham na sua maioria da vizinha cidade de Buenos Aires e da local Montevidéu. A praça foi batizada com o nome de Praça Real de San Carlos e o seu sucesso foi curto.

Praça de Touros Real San Carlos - Colônia

Arquitetura mudéjar

De origem netamente mouro, a praça possui uma areia em forma circular, hoje coberta pela gramma, e uma arquibancada que envolve e protege com grandes arcos de ferradura que repetem-se ao longo do circular percurso. A sua arquitetura de estilo mudéjar é o resultado da confluência da península ibérica.

A festa taurina atraía a espectadores das famílias mais endinheiradas, tanto de Buenos Aires quanto da próxima Montevidéu, que chegavam em navios de vapor com destino final no cais do Real San Carlos ou a cidade de Colonia. O barco deixava a apénas cinco cuadras da praça de touros e desde alí partíam carretas ou carros que depositavam aos visitantes nas casas de apostas ou no ingresso mesmo da praça.

Praça de Touros Real San Carlos - Colônia

Em Uruguai, sim

A idéia da construção foi de inversores argentinos radicados em Buenos Aires que deveram negociar para isso com empresários uruguaios, especialmente da então pujante Montevidéu. Argentina tinha adotado uma posição contrária a esse tipo de espetáculos, pelo que Uruguai constituia-se como um importante centro de atração para os amantes dos touros.

A praça funcionou somente dois anos e nesse tempo realizaram-se apénas 8 corridas oficiais; a última da que se tem registro foi em fevereiro de 1912. Foi uma lei do governo uruguaio a que proibiu esse tipo de espetáculos pelo pais inteiro.

Desde que a proibição foi lei, a praça que nos seus anos de glória podia albergar à totalidade da população de Colonia ficou abandonada e aó alguns fantasmas daqueles tempos continuam toureando, correndo e berrando como há tantos anos.

Praça de Touros Real San Carlos - Colônia
Welcome Uruguay - Paseos em Colônia do Sacramento
© 2007-2019 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Características

Dificuldade

Baixa

Tipo de tour

Contemplativo

Dados úteis

A considerar

Hoje, a praça encontra-se abandonada, mas não por isso deixa de ser uma atração turística. Um homem de sobretodo preto que conta ter sido “toureiro” lembra a história e convida a ingressar aos turistas que caminham nas imediações da praça do Real San Carlos. Não só encarrega-se de contar o passado, senão que também recria através do seu relato como se desenvolviam as corridas. Explica onde se localizava o público, os homens, as mulheres e as crianças, as autoridades nacionais e provinciais e, é claro, o lugar no que estava o toureiro e a “porta” pela que o grande touro preto entrava na areia a por em jogo a sua vida. Tudo soa tão real e verdadeiro, que por momentos parece apagar a linha que divide o passado do presente. Quem escuta pode imaginar que em qualquer momento o grande touro e o toureiro mais uma vez começam a escrever a história da 9na corrida, a que nunca ocorreu.


Compartilhar no TwitterSiga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebookWelcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTubeVideos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+