welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

Gosto desse farol

Pablo Etchevers Pablo Etchevers

Longe faz tempo, aquí perto desde os últimos anos, o farol de José Ignacio tem dado lugar a dúzeas de histórias, misterios e lendas, e ainda hoje mantêm a sua chama bem candente.

Visita ao farol de José Ignacio

O farol de José Ignacio é uma das atrações mais importantes do povo. Por isso, ano tras ano milhares de visitantes sobem a ele para ver tudo através dos seus olhos.

Tão perto, tão longe

Para quem veraneia em Punta del Este, nomear o farol de José Ignacio tem, de acordo à geração à que se pertence, diferente quilometragem. Os mais grandes sabiam que ali, ao longe, existia um dos melhores lugares para pescar grandes piardas pretas, afastado de tudo e de todos. Chegavam a ele através de um duro caminho depois de hóras de dirigir. Para os mais jóvens, entretanto, o lugar é um dos mais divertidos para passar o dia se apropriando da praia de um jeito mais prazenteiro, relaxante e boêmia, onde tudo vale para passar bem.

As distâncias parecem ter mudado, já que o darol para as novas gerações encontra-se “aqui pertinho”, com um caminho espetacular.

Visita ao farol de José Ignacio

Me da seus olhos

“Para existir um farol, é condição escencial que antes tivesse um ou mais naufrágios. O homem aprende dos erros e depois vêm os grandes inventos, o que vira na experiência. Os farois, ao longo da história, tem sido parte dessas experiências e, com certeza, os naufragios foram muitos; alcança com olhar essas grandes pedras e o bravo mar para perceber...”

Com essas palavras, Mario recebia-nos no ingresso do farol e dava nos as primeiras indicações para chegar a ver a grande lâmpada que pela noite ilumina e graças a o que dúzeas de embarcações podem ter olhos para saber onde encontram-se.

¿Cómo subir uma escada?

Visita ao farol de José Ignacio

Escutar as indicações do nosso guia sobre como sobe-se uma escada (que lembram as do conto do genial escritor argentino Julio Cortazar) resultaria algo anedótico em outro contexto, mas aquí vira uma vera aprendizagem se você quer chegar até a cima.

Nesse caso as escadas são curvas e de degraus tão pequenos que por momentos parecem ser só para crianças; inclusive existem cordas para se-ajudar. Assim que chegar até a lâmpada, existe a opção de sair fora do habitáculo que possui o farol e apreciar o espetáculo desde a varanda, mas tem que ser cuidadosos com os fortes ventos e lufadas que aumentam nessa altura; para isso existem os corrimãos.

Igual do que alguns dos seus companheiros, Mario é um dos tantos prefeitos que cumpre as suas tarefas nos farois que, seja sobre o rio Uruguai ou no ocêano Atlántico, possui o pais e que ano tras ano são visitados pelos milhares de turistas que aproximam-se a eles para conhecer a sua história.

Quando chegar a noite e desligar a última lâmpada da cidade, desde o mar só é possível vislumbrar uma luz que gira de jeito constante e é dona de um lampejo majestoso; é, claro, o farol de José Ignacio.

Visita ao farol de José Ignacio
Welcome Uruguay - Paseos em La Barra / José Ignacio
© 2007-2020 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Características

Dificuldade

Baixa

Dados úteis

A considerar

O farol foi construido em 1877 e o seu alcance lumínico é de 9 milhas, as que podem-se observar inclusive desde a beira, quando a luz do farol encarrega-se de iluminar o mar quase até o horizonte. Um espetáculo magnífico.


Compartilhar no Twitter Siga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebook Welcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTube Videos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+