welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

"O trabalho afincado sempre vence"

Marcelo SolaMarcelo Sola

Conhecimos o castelo do Barão de Mauá e experimentamos os seus vinhos. Um passeio pelas proximidades da cidade ideal para desfrutar em família.

Castelo y Vinos Mauá

Na nossa visita a Mercedes, soubemos que muito perto do centro da cidade, a apénas 6 quilómetros, poderiamos visitar o conhecido castelo do Visconde e Barão de Mauá. A ideia de percorrer um prédio que data do ano 1860 resultou muito atraente, mais às sabendas de que a mencionada obra arquitetônica pertenceu a um dos fazendeiros mais notáveis da região.

Ao ingressar no prédio, um caminho de só uma direção conduz a gente até o pórtico principal do ingresso ao castelo. Esse prédio luxuoso é imponente, com ar de fortaleza, pertenceu a Irineo Evangelista de Souza, um empresário brasileiro que graças à sua fortuna soube ganhar títulos nobiliários de barão e de Visconde de Mauá.

Castelo y Vinos Mauá

A história dessa enigmática personagem sustenta que nasceu na pobreza, mas que graças ao seu espírito empreendedor virou rico. O seu negócio estava vinculado à produção lanar e obteve importantes prêmios em exposições realizadas em Paris e Londres.

Construido como casco da fazenda de originalmente 16000 hectares, era utilizado como lugar de descanso pelo Barão cuando chegava desde a sua residência em Londres.

Hoje desse prédio apénas ficam 3 hectares florestadas com acácias, talas e “espinillos” com uma bonita beira banhada pelo rio Negro.

Atualmente esse prédio pertence à Intendência de Soriano. Ao percorrer as suas instalações, conseguimos acessar ao pequeño zoo municipal e ao Museu Paleontológico Alejandro Berro, que funciona no seu interior e possui uma das coletâneas paleontológicas mais importantes da região.

Castelo y Vinos Mauá

Tomamos um tempo extra para parar na bodega de Vinhos Mauá, onde fomos recebidos para conhecer alguns dos segredos que conserva o vinho uruguaio.


No interior da bodega pudemos ver o escudo familiar, onde está a lenda: “O trabalho afincado sempre vence”, além de conhecer os diferentes varietales que alí elabora-se de um jeito semi-artesanal.

Os produtores charrúas receberam-nos com a amabilidade que caracteriza e sem duvidar mostraram os tonéis de guarda, as barricas de roble francês, e convidaram a degustar o delicioso vinho que alí se elabora.

Castelo y Vinos Mauá

De caráter forte, o vinho uruguaio possui um inconfundível perfil européu: alta acidez e menos presença de álcool. Possui caraterísticas sensoriais bem marcadas com um bouquet aromático mundial e nos achávamos no berço daquele vinho.

Para finalizar o nosso passeio pelo castelo de Mauá, dirigimos-nos para a beira do rio. Começava a entardecer, um vento fresco começava a soprar e saboreando ainda o gosto do vinho, dispusemos a observar o bonito ocaso em Mercedes.

Welcome Uruguay - Paseos em Mercedes
© 2007-2019 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Características

Duração

2 hóras

Dificuldade

Baixa

Tipo de tour

Visita a bodegas

Dados úteis

Como chegar

O castelo Mauá encontra-se a 6 quilómetros da cidade. Solicitar informação na Secretaria de Turismo de Soriano.


Compartilhar no TwitterSiga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebookWelcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTubeVideos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+