welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

Entre o passado e o presente

Marcelo SolaJorge González

Percorremos a Cidade Antiga e conhecimos os orígenes de Montevidéu. Um passeio para o passado em que respira-se o espírito do centro político e econômico do pais.

A Cidade Antiga de Montevidéu

A cidade de Montevidéu foi fundada entre 1724 e 1726 por Bruno Mauricio de Zabala. Portuária por natureza, vive a favor do Rio de la Plata. No seu interior, avenidas arboredas, tranqüilas ruas de bairro, numerosas praças e espaços verdes fazem dela um lugar agradável para visitar.

Epicentro do “agito” cultural encontra-se na zona popularmente chamada de Cidade Antiga (Ciudad Vieja), um lugar onde o passado e o presente convivem entre os prédios históricos, as livrarias e a instensa vida da cidade. Para descobrir esse importante setor turístico da cidade, é suficiente ter um espírito curioso e muita vontade de caminhar.

O nosso passeio começou desde o porto da cidade, onde percebemos a grande bahia de Montevidéu. Atrás, uma susessão de prédios cinzas de variados estilos indica que alí começa a antiga cidade que viu nascer o Uruguai.

A Cidade Antiga de Montevidéu

Frente ao porto está um dos lugares que identifica a essa zona da cidade: o Mercado do Porto. Nesse lugar cada meio-dia desdobra-se uma festa para o paladar entre gostosos churrascos e acordes de violão, bandônios e tamboril de candombe.

Deixamos o mercado e viramos por uma das ruelas que conduzem ao coração da cidade. Transitando pela cidade antiga encontramos prédios coloniais, barrocos e clássicos de grande valor arquitetônico e patrimonial. Na sua orígem o lugar foi residencial, mas com o passo dos anos foi ocupando de escritórios e lojas, e transformando no centro da atividade financeira.

Percorrer traslada-nos através do tempo, obriga-nos a respirar um ar tão antigo como aconchegante. As fachadas de cada prédio merecem hóras de contemplação; sem dúvida os pedreiros daquele momento eram veros artistas com as suas ferramentas.

A Cidade Antiga de Montevidéu

Logo passamos na frente da praça Zabala. No seu centro contém um monumento de bronze em honor ao fundador de Montevidéu. O seu desenho é um dos cláros exemplos da influência parisiense, já que foi inspirada nas “cidades-jardim” européias.

A poucas quadras daí achamos a praça Constitución, onde encontram-se dois prédios de datam da fundação da cidade: o Cabildo e a basílica metropolitana. O primeiro foi construido em 1804 e aí funcionou a sede do governo, a prisão, o tribunal da justiça a polícia e até o parlamento. A igreja foi inaugurada no mesmo ano e no seu interior guarda os restos de importantes eclesiásticas do Uruguai.

Continuamos a marcha, dessa vez pela rua de pedestres Sarandi. Alí concentra-se a maioria das galerias de arte e sobre a rua agrupam-se os artesãos exibindo a sua arte. Espetáculos musicais, oficinas abertas e um vero mercado da ladra se podem visitar transitando por essa importante rua.

A Cidade Antiga de Montevidéu

Ao continuar o percurso chamou a atenção um muro antigo que marca o começo e o final da Cidade Antiga. Trata-se do pórtico da cidade, localizado frente à Praça Independência. Esse enorme muro no seu centro possui uma porta que parece deixar espiar aos transeuntes a um lado e outro da cidade. Por um lado observa-se a cidade moderna, com importantes prédios de mais de 20 andares, entanto que do outro a nostalgia da Cidade Antiga convida a caminhar e descobrir a bela arquitetura de Montevidéu Colonial.

Convidamos a conhecer os orígens da cidade de Montevidéu através desse passeio. Completam o oferecimento do lugar os museus, centros culturáis e o teatro Solís, onde oferecem-se espetáculos de primeiro nível de ópera, música clássica, dança, comédia nacional e Orquestra filarmônica de Montevidéu. As ruas paralelas à Sarandí também são parte da Cidade Antiga e merecem uma visita.

A Cidade Antiga de Montevidéu
Welcome Uruguay - Paseos em Montevidéu
© 2007-2020 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Características

Duração

entre 2 e 3 hóras

Dificuldade

Baixa

Tipo de tour

City tour

Dados úteis

Como chegar

Esse passeio pode se-realizar caminhando. Começa desde o porto ou desde o pórtico da cidade, localizado frente à Praça Independência.


Compartilhar no TwitterSiga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebookWelcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTubeVideos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+