welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

O ano inteiro é carnaval

Marcelo Sola (1) Jorge González / (2) Marcelo Sola

Frente ao porto de Montevidéu encontra-se o Museu do Carnaval. Um jeito interessante de compreender o sentimento dessa festa que soube unir diferentes culturas.

Museu do Carnaval - Montevideo

É sabido que em Montevidéu commemora-se o carnaval mais comprido do mundo. Estende-se desde janeiro até março e inclui ensaios, tablados, desfiles e os 40 días consecutivos do concurso. Ninguém pode ser indiferente ao troar dos tambores ou ao canto das bandas e por esse motivo criou-se o Museu do Carnaval nos galpões localizados na orla 25 de agosto de 1825 Nº 218 – perto do mercado do porto.

O lugar encontra-se ávidamente equipado para que os seus visitantes possam compreender que o carnaval mais do que uma festa é um jeito de viver a cidade.

Museu do Carnaval - Montevideo

Ao ingressar transitamos pelo elegante prédio que apresenta uma visão cronológica do carnaval em Uruguai desde a época da colônia até a atualidade. Em grandes paineis de forma ondulada detalham-se os acontecimentos que deram orígem a essa expresão artística.
Uma rua de paralelepípedos atravessa o interior do museu, o que vira no primeiro museu do mundo com uma verdadeira rua dentro, algo muito importante nesse caso particula já que o carnaval é rua e bairro.
Entre os paineis que contêm informação e as diferentes salas exibem-se máscara, maquetes e fotos que foram tiradas em tablados de 1935. Numa sala contígua pode se apreciar uma amostra itinerante chamada “vestir a murga”, que reúne o vestuário utilizado pelas sete murgas que obtiveram a maior pontuação no carnaval do ano 2006.

Museu do Carnaval - Montevideo

Dessa colorida forma o visitante aprende que os imigrantes que fundaram Montevidéu no século XVIII traziam nas suas malas muito mais do que simples objetos; com eles também viajavam as suas costumes, modas e crenças.

Cada painel explica a forte raiz que possui o carnaval na cultura africana nesse pais. Aparentemente, os africanos que chegaram a Uruguai como consequência da trata de escravos trouxeram ritmos e linguagens que com o tempo incroporaram-se às festas do carnaval tradicional reinterpretando os seus significados originais. Junto com eles chegou o tambor, o seu som começou a dominar todos os atos e sem querer culminou unindo culturas. O carnaval uruguaio achou o seu vôo próprio com a música: o candombe.

Museu do Carnaval - Montevideo

O museu brilha por todos os lados. É sem dúvida uma grande atração da cidade. Graças a esse prédio pode se viver o carnaval o ano inteiro e entender que essa expressão é aberta e permeável, já que desde a sua própria concepção molda múltiples culturas na sua frágua democrática e vital. Recomendamos conhecé-lo.

Welcome Uruguay - Paseos em Montevidéu
© 2007-2022 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Características

Duração

2 hóras.

Dificuldade

Baixa

Tipo de tour

Museológico

Outro

Ver Passeio Mercado do Porto

Dados úteis

Como chegar

O museu encontra-se na orla 25 de Agosto de 1825 Nº218, frente ao porto de Montevidéu e perto do mercado do porto.

Horário

aberto o dia inteiro.

A considerar

Recomendamos realizar a visita da mão de um guia da instituição. O seu aporte é significativo e ajuda a compreender melhor a origem do carnaval em Uruguai.


Compartilhar no Twitter Siga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebook Welcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTube Videos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+