welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

A ponte giratória

Pablo Etchevers Pablo Etchevers

A sua imágem não falta em postal nenhuma da zona. A sua beleza e a sua utilidade fazem único e irresistível para quem visitar Carmelo. As coisas mais lindas que tem a vida são de graça.

A ponte giratória de Carmelo

Falam os livros de história que foi o 1º de maio de 1912 cuando finalmente o arrorio de Las Vacas conseguiu o que nem nos mais remotos sonhos os seus povoadores tivessem pensado: uma ponte que além de atravessar de lado a lado permite aos barcos de grande porte e calado passar. Em Carmelo o sonho virou realidade.

A ponte passou a ser parte da vida dos carmelitanos (assim é como se conhece aos habitantes de Carmelo), quens sentiram-se tão orgulhosos de “a obra”, como aquí ainda alguns chamam, que o invento teve repercussão no resto do pais.

A ponte giratória de Carmelo

Todos queriam ter um igual, mas não aconteceu e o de Carmelo além de ser o primeiro no pais é o único cujo movimento realiza-se a tração humana. E assim, ainda hoje cuando é nomeada a cidade a ponte é a primeira palavra à que aassocia-se.

À luz da lua

A orla “De los Constituyentes” foi realizada pelo comitê patriótico Feminino de Carmelo e inaugurou-se o dia 7 de dezembro de 1930 a modo de homenagem ao centenário da Constituição.

A ponte giratória de Carmelo

Trata-se de uma orla ou pequeno dique mediante o que Carmelo recebe aos visitantes que vem do rio, tanto da cidade de Montevidéu, de Colonia del Sacramento ou de Tigre, um dos tantos portos que tem a vizinha cidade de Buenos Aires (Argentina).

Com um passeio de terraços, alpendres, parreira, uvas, esculturas e flores que coincidem em “La Fuente de las Tentaciones” (A fonte das tentações), esse passeio leva-nos até o porto local, onde erige-se um busto do libertador José de San Martin. Desde aquí, a vista que temos da ponte giratória é majestosa. Carros, bicicletas, motos e caminhantes atravessam de um lado para o outro durante o dia e inclusive bebem mate sobre ele observando a quietude das águas no entardecer.

A ponte giratória de Carmelo

Às vezes, algum barco de grande calado, prévio chamado à prefeitura local, decide atravessar a ponte e ahi a mágica aprópria-se do rio, dos homens, de tudo. O centro da ponte muda de lugar para um lado do rio de forma tão bonita que as pessoas pousam-se sobre a orla para ver o espetáculo e inclusive muitas vezes os aplausos ganham protagonismo.

Vermelho e radiante no dia e iluminado de forma impecável cuando chegar a noite, as suas luzes amarelas e o seu brilho se refletem na quietude da água do arroio. Cuando tem lua cheia, essa também atravessa como se brincara a atravessar a ponte igual do que fazem as crianças e adolescentes de Carmelo várias vezes no dia.

A ponte giratória de Carmelo
Welcome Uruguay - Paseos em Carmelo
© 2007-2020 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Características

Dificuldade

Baixa

Tipo de tour

Contemplativo

Dados úteis

A considerar

Em um lado da ponte encontra-se a cidade de Carmelo, do outro, os seus balneários e praias. A ponte é um nexo entre ambas partes e os momentos do dia levam-nos a estar num lado ou no outro. Isso faz maravilhoso.


Compartilhar no Twitter Siga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebook Welcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTube Videos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+