welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

Conhecendo a cidade

Marcelo SolaJorge González

Durazon possui um rico patrimônio de paisagens, histórico e cultural que vale a pena percorrer. Aquí apressentamos os lugares mais importantes para conhecer no passo pela cidade.

Passeio por Durazno

Aquí apressentamos os principais pontos de interesse dessa tradicional metrópole do interior do Uruguai. As suas praças, igreja, museus, parques e balneários outorgam uma multiplicidade de espaços que vale a pena visitar no seu passo pela cidade. Recomendamos realizar esse passeio com um mapa na mão, o que pode ser provido pela Secretaria de Turismo Local.

A nossa viagem começa na praça Independência, eixo desde o que fundou-se a vila de San Pedro de Durazno; é o espaço verde mais antigo da cidade. Foi cenário de importantes fatos históricos, como o juramento da bandeira dos 33 Orientais o dia 30 de abril de 1825 e o juramento da Constituição pelo Exército Nacional no dia 20 de julho de 1830. No seu centro destaca-se o monumento a Critóforo Colombo, cuja esfera superior possui uma caixa no seu interior com diferentes objetos e documentos que foram colocados em 1992 para ser abertos por gerações futuras no ano 2092, cuando cumprir um novo aniversário do descobrimento de América.

Passeio por Durazno

Frente à praça encontra-se o Museu Histórico Casa de Rivera. Desde alí, entre os anos 1839 e 1842, o Gral. Fructuoso Rivera dirigiu os destinos do pais. Hoje forma parte inestimável do patrimônio da localidade, pelo que recomendamos a visita.

Sobre outro dos lateráis da praça erige-se a paróquia de San Pedro. Essa igreja ocupa o mesmo lugar em que foi construido o primeiro templo da vila. A fachada do prédio atual é o resultado de um longo processo construtivo que começou no final do século XIX. Em 1967 sofreu um incêndio que destruiu completamente, mas foi construida pelo reconhecido engenheiro Eladio Dieste, quem desenvolveu uma avançada idéia que transformou numa jóia arquitetônica.

Passeio por Durazno

Outro importante espaço verde urbanizado para visitar a escassas quadras dai é a praça Sarandi. Antigamente existia uma lagoa no lugar onde se empraza. Desde princípio do século XX é um passeio obrigatório para as famílias de Durazno. No centro possui uma pérgola e uma fonte luminosa na que encontram-se os bustos do prestigioso médico cirurgião Eduardo Calleri e do doutor Luis Alberto Herrera. As suas caraterísticas originais em certa forma promovem o romantismo e também a nostalgia.

Entre os monumentos mais importantes para visitar está o dedicado ao Tamboril, localizado no bairro Bertonasco, que denota a presença morena desde as orígens da sociedade duraznense. É uma manifestação em honra ao aporte étnico e à existência de vários foliões de lubolos que cada ano realizam as tradicionais “Chamadas do interior”. Outros de grande importância são o monumento ao peão rural e ao cachorro gaúcho, que claramente tem a ver com a vida e com a história da localidade.

Passeio por Durazno

Entre as suas paragens costeiras destaca-se a praia El Sauzal. É uma das várias praias que está contornando a cidade de Durazno. Localizada junto ao camping dos 33 Orientales, possui águas tranquilas e pouco profundas, e é ideal para desfrutar com as crianças. Também é um bom ponto para a pesca ou para alugar uma canoa e remontar o rio Yi. Durante a época estival, convoca a maior quantidade de banhistas.

Outras praias de singular beleza para vistiar são a de Puente Nuevo, Puerto de los Barriles, Balneário Independencia e El Paso. Todos esses lugares são um vero convite para o descanso e o esquecimento durante uns dias do estresse e as jornadas esgotadoras da cidade.

Finalmente, saíndo da cidade através da rodovia 5 encontramos o Zoo Municipal no meio de um amplo prédio de 10 hectares de extensão. O zoo exibe arredor de 240 espécies e cumpre com o objetivo de preservar a fauna e conseguir a sua reprodução. Encontram-se pumas, tamanduás, leões, leopardos, hipopótamos, macacos e tucanos – entre os mais destacados.

Passeio por Durazno

Contíguo ao zoo encontra-se o Parque da Hispanidade, prédio aberto a diferentes espetáculos tradicionais da cultura local. Aquí desenvolve-se o Festival Nacional de Folklore, Pilsen rock, Festival de la Cumbia, gineteadas e muitos eventos nativistas durante o ano inteiro. Conta com o maior cenário que possa albergar o pais, rodeiado de um bonito espelho de água e árvores de diferentes nacionalidades que convidam a passar os finais de semana sob o canto dos pássaros e a alegria das crianças.

Desse jeito acaba a nossa apressentação de Durazno. Convidamos a conhecer esses paragens e desfrutar da cordialidade da sua gente.

Welcome Uruguay - Paseos em Durazno
© 2007-2019 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Características

Duração

4 hóras.

Dificuldade

baixa

Tipo de tour

contemplativo - histórico


Compartilhar no TwitterSiga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebookWelcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTubeVideos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+