welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

"Nascido en Tacuarembó"

Marcelo Sola Jorge González

A controvertida história sobre a orígem oriental do conhecido cantor de tangos Carlos Gardel conduz-nos a Valle Edén. Alí achamos documentação que demonstraria o seu lugar de nascimento.

Museu Carlos Gardel - Tacuarembó

Em Valle Edén, a apénas 21 quilómetros de Tacuarembó, encontra-se o Museu Carlos Gardel, onde é testemunhado o nascimento do conhecido cantor de tangos o 11 de dezembro de 1887 nesse pequeño povoado uruguaio.

Muita é a controversia sobre a orígem de Carlos Gardel. No interior desse recinto conta-se uma história tão desapiedada que parece inverossímil. Mesmo assim debela o nascimento do “zorzal criollo” -como era conhecido o cantor- e o porque de tanto mistério e confusão.

Museu Carlos Gardel - Tacuarembó

Segundo diferentes investigações periodísticas, tudo indica que Carlos Gardel nasceu em Tacuarembó na fazenda Santa Blanca, propriedade de quem tinha sido o seu pai, o coronel Carlos Escayola, que era chefe político e de policia do Dto. de Tacuarembó. As versões sobre a negação de Escayola a reconhecer como filho surpreendem a todos os investigadores. Aparentemente, o coronel tinha um amor oculto com a Sra. Juana Sghirla -cidadã argentina e esposa do cônsul italiano Juan Oliva. Escayola, para estar perto do seu amor, casou-se com as 3 filhas de Oliva -Sghirla e enviuvou de todos os seus matrimônios.

Museu Carlos Gardel - Tacuarembó

Segundo a investigação, o coronel enquanto estava casado com a sua segunda esposa manteve relações adúlteras com a cunhada menor de idade (terceira filha de Juana Sghirla), chamada Maria Lelia. O prestígio social e político de todas as personagens que compõem essa história fez que o fato ocultara-se ciosamente, seja por respeito ou por temor à figura do coronel Escayola.

Sendo menor de idade, Maria Lelia foi levada à fazenda Santa Blanca, onde deu à luz um varão. O menino foi entregue a uma criada da fazenda de origem francês chamada de Berta Gardes, quem deu o sobrenome a “Carlos” e depois de uns anos migrou a Argentina.

Museu Carlos Gardel - Tacuarembó

As infidências do pessoal da fazenda e a ausência na cena social de Maria Lelia foram tecendo essa abrumadora história cheia de vergonha e de segredos familiares que esconderiam as veras raíces do “mago” Carlos Gardel.

O museu mostra diferentes documentos, entre os que contam: o documento de identidade, o certidão de óbito, o passaporte e diferentes artigos periodísticos onde o mesmo Carlos Gardel afirmaria a sua nacionalidade uruguaia. Além, o lugar possui fotografias do cantante e o tempo tudo escutam-se as suas canções na sala.

Museu Carlos Gardel - Tacuarembó

Entrevistado por El Telégrafo de Paysandú o 25 de outubro de 1933, Gardel disse: “... já que insistir, uruguaio, nascido em Tacuarembó”.
O final da história fica aberto à consideração de cada visitante. Do que não temos nenhuma dúvida é de que Gardel é a voz do tango , mas isso é outra história. Recomendamos desfrutar do Museu Carlos Gardel.

Contato

Carlos Gardel

Valle Edén - Ruta 5 a 25 Km. de Tacuarembó, (45000) , Tacuarembó, Tacuarembó
Tel: +54 46322898
Welcome Uruguay - Paseos em Tacuarembó
© 2007-2020 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Características

Duração

1 hóra

Dificuldade

Baixa

Tipo de tour

Histórico - biográfico

Contato

Carlos Gardel

Valle Edén - Ruta 5 a 25 Km. de Tacuarembó
(45000)
Tacuarembó
Tacuarembó
Tel: +54 46322898


Compartilhar no Twitter Siga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebook Welcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTube Videos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+