Passeios e Excursões:
Sentir o arte
Marcelo Sola Marcelo SolaNo interior da Casa da Cultura funciona o Museu de Arte de Durazno. Uma visita ao seu interior conecta-nos com as expressões artísticas mais importantes da região.
A centenária casona onde funciona a Casa da Cultura e o Museu de Arte de Durazno foi construida na década de 1870 como residência do imigrante italiano Dr. Emilio Penza Spinelli. Esse notável habitante foi o presidente da Comissão de Atos Comemorativos do IV Centenários do Descobrimento de América, desde a que impulsou a construção do monumento em honra a Cristoforo Colombo.
Posteriormente, a célebre residência obteve um rico historial educativo no século XX, já que no seu interior funcionou o Liceo Público e depois o instituto Magisterial, desde onde formaram-se centenares de maestros. Com os anos, o prédio passou por um acentuado processo de deterioração, mas no ano 2000 procedeu-se à sua restauração por ordem da Intendência local e instalou-se nela até os nossos dias a Casa da Cultura e Arte.
No interior de uma das suas salas, exibem-se importantes e diferentes obras do reconhecido artista Claudio Silveira Silva. A obra desse afamado pintor, gravador e escultor está muito ligada a Durazno. A coletânea excepcional das suas esculturas constitui uma amostra única no seu gênero no pais.
Entre o legado artístico de Claudio pode se apreciar a “Virgem de Farruco” e o retábulo “El negrito del pastoreo” - duas das suas obras mais transcendentais inspiradas na região.
A outra sala do museu encontra-se habilitada para expor diferentes mostras itinerantes de artistas locais.
Hoje o prédio que contêm essas expressões artísticas foi declarado Monumento Histórico Departamental. Vale a pena visitar.
Veja também: Hotéis na Durazno e outros alojamentos© 2007-2025 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723


