welcomeuruguay.com

Sua viagem pelo Uruguai começa aqui.

Nombre Paseo

Passeios e Excursões:

¡Siga, siga, siga a dança!

Pablo EtcheversPablo Etchevers

As Chamadas são a festa popular mais grande de Uruguai. Cada fevereiro, Montevidéu enfeita-se para que o candombe e folião apropriem-se dos bairros Sul e Palermo.

As Chamadas do MontevidéuAs Chamadas do Montevidéu

Me chama que eu saio para a rua

Como cada ano, os primeiros dias do mês de fevereiro dão começo ao carnaval uruguaio, a festa mais popular que tem o pais. Mas antes do começo do carnaval, nos bairros mais pobres de Montevidéu realiza-se o Desfile de Chamadas. Uma história que começou há milhares de anos na Africa, chegou até estas terras uruguaias e hoje exporta-se eo mundo totalmente reciclada.

Conta a história que durante a época da colônia espanhola muitos africanos eram trazidos a América como escravos para desempenhar tarefas nas casas das famílias mais notáveis de Montevidéu.

As Chamadas do Montevidéu

Cuando finalmente ficou abolida a escravidão, estes cidadãos uruguaios começaram a se reagrupar e assim formaram os bairros chamados popularmente “negros”, entre os que destacam-se os bairro Sul e Palermo.

O candombe foi o ritmo que além de unir eles fazia lembrar o seu passado africano e aproximava à sua orígem, à sua história. “Tocar o tambor” (que desprende-se da palabra africana “tango”) era para eles algo mais do que fazer barulho ou música, significava aproximarse aos seus. Além de usar para se chamar entre eles (de aí o nome de “Chamadas”), servía-lhe para se agrupar e lembrar cultos religiosos e guerreiros, algo que hoje continúa cuando aoredor do fogo esquentam as suas peles.

As Chamadas do MontevidéuAs Chamadas do MontevidéuAs Chamadas do Montevidéu

Somos muito mais do que dois

O grupo, que desfila em cada Chamada, está composto por um inacabável número de integrantes que dão rádea à alegria do carnaval, que começa nas primeiras hóras da noite e acaba com os primeiros raios do sol.

Dois são os dias em que realizam-se esses desfiles. Antes, todas as agrupações desfilavam no mesmo dia, mas devido à grande quantidade de agrupações que querem participar, a organização decidiu fazé-lo em duas noites, frente a um público que não para de crescer.

Durante um desfile, o primeiro que sente-se é o som abrumador dos tambores que escutam-se desde várias quadras antes de que o estandarte ou emblema que distingue à agrupação possa se ver.

As Chamadas do Montevidéu

Detrás do estandarte aparecem as grandes bandeiras que vão mostrando ao seu passo as cores de cada agrupação. Depois aparecem dançarinos que sustentam figuras, bandeiras e bonecos que remitem a estrelas e meias luas, lembrando parte da religião africana que os nativos tinham antes de chegar a terras rioplatenses (religião islâmica).

Finalmente, aparece o Gramillero, uma das figuras mais chamativas desses grupos. Trata-se do integrante mais velho, que dança ainda com os seus anos nas costas e pretende seduzir com a sua dança à “Mama Vieja ou Abuela” (Mãe velha ou avó), geralmente uma mulher de cor que a pessar dos anos mexe as cadeiras de um jeito sexy e feminino.

Atrás aparecem personagens típicos como O Escobero (vassoureiro), a Vedete, o dançarino ou dançarina, aos que somam-se com maior número de integrantes o Corpo de dança e a melhor roda de tambores, chamados também de tamborileros.

Desde há anos, o primeiro final de semana do mês de fevereiro é a data escolhida para desfrutar dessa festa popular que consegue paralizar o Uruguai e que conta cada vez com mais fãs de qualquer raça e regilião.

As Chamadas do MontevidéuAs Chamadas do Montevidéu
Welcome Uruguay - Paseos em Montevidéu
© 2007-2019 Proibida sua reprodução total ou parcial. Derechos de Autor 675244 Ley 11723

Localização

Dados úteis

A considerar

Para ser parte do desfile de Chamadas de Montevidéu deve-se reservar assento com anterioridade. A municipalidade da cidade de Montevidéu põe à venda os ingressos com cadeiras numeradas para poder observar o evento, lugares que também conseguem-se nos hotéis onde estão hospedados os visitantes.


Compartilhar no TwitterSiga Welcome Uruguay no Twitter
Compartilhar no facebookWelcome Uruguay no facebook: Gosta
Inscreva-se no nosso canal no YouTubeVideos de Welcome Uruguay no YouTube
Siga-nos no Google+